Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, ovos pintados com cores brilhantes, simbolizando a vida, e chocolate, conhecido por ser uma fonte de energia.
A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
O ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade, onde eram verdadeiras obras de arte. Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate.
Para os Maias e os Astecas o chocolate era considerado sagrado. Na Europa chegou por volta do século XV e era consumido como uma bebida. Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Depois de ler o significado e como surgiu cada símbolo da páscoa, que tal fazer uma festa para comemorar essa data que celebra a vida?




Macarons


Pensando nos docinhos para sua festa? Uma opção que pode encantar os olhos e o paladar dos convidados são os macarons. A delícia, que nasceu na Itália e foi levada à França para o casamento entre Catarina de Médici e o Rei Henrique II, em 1533, hoje podem adoçar o seu grande dia.
O doce ganhou o mundo nas mãos de irmãs carmelitas, que o vendiam para fugir da revolução francesa.
No início do século XX, já com a forma atual, o macaron passou a ser apresentado aos pares, pelo chef Pierre Desfontaines. Atualmente, é feito à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras de ovos, e claro, os mais variados recheios. Pode ser servido como aperitivo, na decoração da mesa de doces e até como lembrancinha.

INSPIRAÇÃO - ORANGE




Arrecadar dinheiro em casamentos - Parte 2

Uma prática que vem sendo adotada em casamentos, são as brincadeiras para arrecadar dinheiro, as mais conhecidas são a do corte da gravata e a de passar o sapato.
Tem quem diga que os convidados já estão acostumados com essas brincadeiras e não se importam. Eu não concordo. Pedir dinheiro é sempre constrangedor. Os convidados já gastaram com presente, roupas, penteado, maquiagem....Mais dinheiro na festa? E quem levou pouco dinheiro? Ainda passa pelo constrangimento de ser chamado de pão duro.
O que fazer se você não quer essa brincadeira no seu casamento: Avise sua assessora para impedir a brincadeira assim que algum engraçadinho começar, avisando delicadamente que foi um pedido dos noivos. E principalmente, avise à todos os padrinhos, porque em geral são eles quem começam.
Não achei informações sobre onde surgiram essas brincadeiras. Repito mais uma vez, essa é a minha opinião sobre o assunto.

Arrecadar dinheiro em casamentos - Parte 1


Muitos são a favor, muitos são contra, cada qual com seus motivos. Vou deixar bem claro, É A MINHA OPINIÃO.
Ultimamente tenho presenciado várias maneiras de noivos arrecadarem dinheiro no casamento. Às vezes com anexos no convite, outras com brincadeiras durante a festa.
Minha opinião? CONTRA!
Festa de casamento serve para celebrar a união de duas pessoas, não para arrecadar fundos para a lua-de-mel ou mobiliar a casa. Festa para arrecadar dinheiro, é festa beneficente.
Bom, não resolve muito chegar aqui e dizer “não faça isso”. Então andei pesquisando na internet e em alguns livros de etiqueta (Chique & Útil – Fabio Arruda, Etiqueta na prática – Célia Ribeiro) para ver o que se deve e não se deve fazer em situações assim.
Anexos: Já vi vários convites com cartõezinhos em anexo, alguns indicando onde esta a lista de presentes, outros com numero da conta bancaria pedindo contribuições em dinheiro, e até um pequeno envelope dentro do envelope principal, com cartão de “sugestão de presente” onde a pessoa coloca uma quantia em dinheiro e entrega aos noivos.
Vamos começar pelo mais comum, a lista de presentes. Esta é muito útil para evitar presentes repetidos. Pode-se fazer listas em determinadas lojas, lembrando sempre de colocar itens de diversos valores. Mas jamais se anexa ao convite o famoso cartãozinho com a indicação da loja. Esta informação deve ser transmitida de maneira informal aos amigos e parentes.
Para as quantias em dinheiro, pedidas tanto em cartões como em envelopes anexos. Casar não é comercializar. Se os noivos já tiverem casa montada, ou passarem a residir em outra cidade, pode expor a situação (informalmente) aos mais íntimos. Aos demais convidados, se perguntarem sobre a lista de presentes, deve ser dito que não a fizeram e explicar o porque. Cabe aos convidados tomar a iniciativa de oferecer uma quantia em dinheiro.
CONTINUA...

Um pouco sobre as debutantes:



Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem
do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado
quando as mesmas completam quinze anos (Em outros países, essa idade vária). Completando o décimo quinto aniversário
de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase
de sua vida.

A partir do seu debut, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha
permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples,
cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai;
tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

A Festa:

Existe uma sequência tradicional a ser seguida, porém, o mais importante é valorizar o gosto da debutante.
A festa é dividida em três partes:

1ª parte:
Recepção dos convidados
Coquetel e jantar
Ajustes finais com o cortejo de honra, e troca do segundo vestido

2ª parte:
O cerimonial dos 15 anos*

3ª parte:
Início do Baile

* Cerimonial Tradicional de 15 anos:

1. Abertura do cerimonial
2. Entrada do cortejo (familiares)
3. Entrada dos príncipes para apresentação
4. Entrada das damas de honra
5. Entrada da aniversariante
6. Recepção pelo seu Príncipe de Gala
7. Entrega da jóia - anel - colar – pulseira (geralmente feita pelo pai ou avô)
8. Troca do sapato (opcional)
9. Passagem da boneca (opcional)
10. Telão com retrospectiva
11. Valsas (pai, avô, padrinho, irmão ou tio, príncipe)
12. Parabéns
13. Homenagens (avós, madrinha, tias)
14. Entrega das lembrancinhas
15. Fotos
16. Início do baile / balada

Esta é a forma mais tradicional de cerimonial, mas deve ser feita de acordo com o gosto da aniversariante que pode preferir deixar de lado alguns itens da sequência.

Escolha seu véu

O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
A grinalda começou a ser usada pela realeza na idade média como símbolo de status, quanto maior a grinalda, maior a riqueza.
O véu também significa virgindade e pureza, portanto, noiva que casa pela segunda vez, não deve usar véu na cerimonia.
O vestido determina o tipo de véu a ser usado. Não se deve usar um véu simples e pequeno com um vestido requintado. Se o vestido for muito ornamentado, o véu deverá ser mais simples. Lembrando: Véu sempre na cor do vestido.
A escolha do véu depende também do tipo físico da noiva. Rostos arredondados combinam melhor com véu preso atrás da cabeça, para não criar volume.
Confira algumas opções de véu:

Com acabamento roletê:Com acabamento de passadeira de renda:
Com acabamento viés de cetim:Comprido com uma folha de tule:
Comprido com acabamento de renda: Voilette: Mantilha:São tantas opções que realmente fica difícil escolher qual usar.

Gossip Girl

A série de TV que virou fenómeno mundial, além de ditar moda entre os adolescentes, também traz tendências para festas e eventos. Quem acompanha (já está na 3ª temporada), pode ver inúmeras festas, casamentos, bailes de debutantes, festas de aniversário, baile de máscaras, White party e muito mais.
Que tal fazer uma festa digna da elite do Upper east side? Inspire-se nas imagens e divirta-se.
XOXO





Um pouquinho de etiqueta para os convidados:

Nunca caminhe pela nave central da igreja. Convidados devem entrar pela lateral dos bancos e sair pela lateral. A nave central deve ser usada somente pelos padrinhos e noivos. E mais, se a cerimonia estiver em andamento, procure as entradas laterais da igreja.

Inspiração


Fonte: The Bridal Bar

Uma balada diferente

Uma lista com 10 idéias criativas para sua festa de debutante arrasar:

1- Na hora em que você entrar na pista para dançar com seu pai, peça para os amigos fazerem uma chuva de bolinhas de sabão.
2- Geralmente são os pais que prestam uma homenagem a aniversáriante- aquela história da projeção de video, de fotos - Em vez disso, faça você uma homenagem a eles: escreva um poema, um texto bonito quefale de coisas que ficaram marcadas na sua infância. É emoção garantida.
3- Logo na entrada, deixe bloqueinhos de papel colorido e canetas paratodo mundo escrever um recado. Ao lado, uma caixinha decorada para depositar as mensagens.Depois você enfeita o album com as mais legais.
4- Uma variação da idéia anterior: Compre retalhos de tecidos legais e canetas para tecido.No final você pode transformar tudo em uma colcha de patchwork.
5- Peça para o DJ fazer um remix de musicas infantis que marcaram sua infancia.
6- Crie um correio elegante para apimentar o clima. Um "casal cupido" pode sero encarregado de receber e distribuir os bilhetinhos.
7- Contrate garçons e garçonetes para distribuir guloseimas em bandejaspresas ao pescoço, bem a moda anos 50. Mais legal ainda se eles usarem patins.
8- Distribua sandálias havaianas - você pode personalizalas - na hora em que a pista começar a bombar.
9- Empreste sua camera digital para uma amiga, depois para um tio, bartender. No final, vocêterá imagens dos mais variados angulos da festa.
10- Em vez de um painel gigante com a sua foto, monte um varal com fotos suas da sua familia,dos amigos e dos melhores momentos. Prenda com pregadores coloridos.


BEM-CASADOS!!!

O Bem-Casado, um dos principais símbolos do matrimônio, representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Significa que pessoas distintas se tornam uma só. Para se ter muita sorte nesta união um bem-casado deverá ser distribuído a cada convidado.
Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem-casado estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade, basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida.
Sucesso garantido nas festas de casamento o bem-casado é formado por duas finas camadas de pão-de-ló o e um recheio cremoso de doce leite delicadamente banhado em calda de açúcar.

Esta deliciosa tradição também pode ser usada em diferentes momentos:
Casamento: Para dar sorte ao casal e aos convidados.
Nascimento: Dar boas vindas ao bebê, desejando-lhe saúde.
União de empresas: Prosperidade e fortuna.
Debutante: Para compartilhar a juventude.
Bodas: Para simbolizar a união e o amor eterno.
O bem-casado é uma sugestão simples para lembrancinha, mas que nem sempre sai tão barata. Existem inumeras formas de se presentear com o bem-casado, desde caixinhas de madeira, a embalagens que remetam ao estilodos noivos. Segue abaixou algumas sugestões bem diferentes.
Além de agradar os convidados, o bem-casado também embeleza a festa. Lenda ou não, este docinho confere doçura e sofisticação em qualquer evento.

Sobre o Blog



Esse blog foi criado com objetivo de ajudar a todos que estão com festas marcadas, seja casamento, debut ou simplesmente uma junção com os amigos.Eu resolvi fazê-lo depois de sentir muita dificuldade de encontrar dicas legais pela internet. Por isso o “A vida é uma festa” surgiu!!
Espero que possamos trocar boas dicas por aqui e tomara que eu consiga colaborar com todos que adoramuma festa e querem deixar esses momentos ainda mais especiais!

 
A vida é uma festa © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects